E o problema agora é que com a reforma do mapa autárquico as freguesias rivais, que até se gabam de outros tempos em que ambas já foram Concelho, permanecem freguesia e para que o ocaso dessas memórias nobres se ensombre ainda mais passam a ser só uma. E agora? Bom, todos continuam a dizer que se odeiam mas agora parece que se odeiam um bocadinho menos porque passam a ter uma coisa em comum: odeiam ambos o governo que lhes faz esta maldade de os obrigar a viverem mais juntos. Presidentes-da-Junta, trolhas e campeões de bilhar de ambos os lados da trincheira concordam que é maldade! "Não temos nada contra o bom povo de Alguidares de Baixo que não tem culpa nenhuma nesta decisão escandalosa. Estamos solidários com eles e se não gostamos uns dos outros e nos entendemos assim quem são esses senhores de Lisboa para vir cá mexer nisso?"
E eu fico a pensa, claro...
Não é que eu goste muito do Governo... ... mas estes palermas fazem-me lembrar outra história palerma.
Corria o ano da Graça do Senhor de dois mil e troca o passo. O Estado andava a construir estádios para o Euro 2004 e algumh herege aventou da possibilidade de Benfica e Sporting partilharem um só estádio municipal a bem das contas públicas. Sacrilégio! "Alguma vez?"; "Isso é mesmo não se conhecer os sentimentos das pessoas!" - Ah e tal, rebéu-beu, pardais ao ninho! Os rivais da segunda circular concordavam que discordavam da heresia...
Construíram-se dois estádios. O resto é História. O futebol português vive numa fantasia eternamente endividada, o Estado português faliu, mais dia menos dia, diz que, pelo menos um dos estádios da prodigalidade implodiu e a paciência de quem tem dois dedos de testae não é pelo Benfica nem pelo Sporting, nem de Alguidares de Cima nem de Baixo... ... vai acabando... ... mesmo se isso não nos serve de muito porque continuamos a pagar os Estádios e tudo e tudo e tudo.
E isto tudo para dizer a Alguidares (de Baixo e de cima é passado) que se entendam. Ou então paguem a briga do próprio bolso.
Vai faltando a pachorra para frescuras de tesos.